Revestimento de paredes internas

Você conhece a importância das juntas no revestimento de paredes internas?

Junta de assentamento: Espaço regular entre duas placas cerâmicas:
Esta junta tem as seguintes funções:
Compensar a variação de bitola das placas cerâmicas, desta forma facilitando o alinhamento;
Atender a estética, harmonizando o tamanho das placas e as dimensões do pano a revestir com a largura das juntas entre as placas cerâmicas;
Oferecer relativo poder de acomodação às movimentações da base e da placa cerâmica.

Juntas de movimentação: Subdivide o revestimento, para aliviar tensões provocadas pela movimentação da parede ou do próprio revestimento.
Juntas de dessolidarização: Tem a função de separar o revestimento, para aliviar tensões provocadas pela movimentação da parede ou do próprio revestimento.
Especificações para juntas de movimentação e dessolidarização:
Em paredes com área maior ou igual a 32 m² ou sempre que uma das dimensões do revestimento for maior ou igual a 8 m, devem ser executadas juntas de movimentação.
Em locais expostos à insolação ou umidade, as juntas de movimentação devem ser executadas em paredes com área maior ou igual a 24 m² ou sempre que uma das dimensões do revestimento for maior ou igual a 6 m.

No perímetro da área revestida, no encontro com pisos, forros, colunas, vigas, ou com outros tipos de revestimentos, e onde há mudança de materiais que compõem a parede, recomenda -se utilizar juntas de dessolidarização.

Junta estrutural: Tem a função de aliviar as tensões provocadas pela movimentação da estrutura de concreto.

Superfície de aplicação dos revestimentos cerâmicos:
A superfície que irá receber a argamassa colante deve estar: Limpa, sem a presença de pó, óleos, tintas, etc. , que possam impedir a correta aderência da placa cerâmica sobre a argamassa
A superfície deve estar alinhada em todas as direções, de forma que tenha em toda sua extensão um mesmo plano, já que a argamassa colante, em virtude de sua pequena espessura, não consegue corrigir grandes ondulações ou diferenças da base.

Rejuntamento das placas cerâmicas
O rejuntamento das placas cerâmicas deve ser iniciado no mínimo após três dias do seu assentamento deve-se verificar previamente, por meio de percussão com instrumento não contundente, se existe alguma placa apresentando som cavo, a qual deve ser substituída. As juntas entre as placas cerâmicas devem estar isentas de sujidades, resíduos e poeiras que impeçam a perfeita penetração e aderência do rejuntamento.
As juntas devem ser umedecidas entre as placas cerâmicas com utilização de broxa, de modo a remover o pó, e deixá-las umedecidas, para garantir uma boa hidratação e aderência do rejuntamento.
O material de rejuntamento deve ser aplicado em excesso, com auxílio de desempenadeira emborrachada ou rodo de borracha, preenchendo completamente as juntas, remover o excedente de argamassa de rejuntamento com um pano seco ou espuma umedecida em água, assim que iniciar o seu endurecimento, a fim de evitar a aderência da argamassa à superfície da placa cerâmica para o acabamento frisado das juntas, utilizar uma haste d e madeira macia com ponta arredondada de forma a penetrar superficialmente na junta, retirar o excesso de argamassa e alisar a sua superfície.