Antes de reformar, lembre-se do laudo técnico!

Com a pandemia da covid-19, estamos mais tempo em casa. Talvez você tenha ficado com vontade de reformar a sua casa, certo? Mudar o piso, trocar a hidráulica, quebrar uma parede… Qualquer uma dessas ideias exige um laudo técnico elaborado por um profissional da área, sabiá?

 

Essa exigência é obrigatória desde 2014, após vários casos de danos ocasionados por reformas mal feitas ou sem acompanhamento profissional, como desabamentos de edificações. A norma específica para as obras é a NBR 16.280, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mesmo com as exigências, muitas pessoas deixam essa questão de lado. Porém, a falta de acompanhamento profissional traz riscos grandes: simples mudanças hidráulicas são capazes de comprometer toda a estrutura de um prédio.

 

A consultoria profissional com engenheiros especializados, por exemplo, é importante até mesmo para quem deseja economizar a longo prazo, pois evita o retrabalho e a compra novamente de materiais. No fim, o planejamento e a execução realizada por pessoas altamente capacitadas faz toda a diferença na economia de tempo e dinheiro. 

 

Quando as obrigações exigidas pela ABNT não são cumpridas, síndico e proprietário podem ter problemas judiciais, respondendo nas esferas cível e criminal. Em situações mais extremas, como em casos em que há vítimas devido a serviços sem a devida autorização, ambos podem ser indiciados. Entre os serviços que requerem laudo técnico, estão:

 

  • Instalação de equipamentos industriais. 
  • Alterações de sistemas hidráulicos, sanitários e elétricos.
  • Ventilação e exaustão;
  • Trocas de revestimentos e de esquadrias diferentes das originais;
  • Impermeabilização e vedação;
  • Mudanças estruturais. 

 

Antes de começar a oba, avise o síndico do prédio. Ele vai esclarecer o que pode ou não ser feito. Procure ajuda de um engenheiro especializado no assunto, verificando se ele está credenciado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Leve novamente o projeto ao síndico, com as datas de início e término da reforma.