Importância do Laudo Técnico de Inspeção Predial

A inspeção é um exame técnico especializado que é fundamental na segurança de prédios e condomínios, pois previne possíveis desastres na edificação. Esse trabalho é feito por meio de laudos aprofundados que analisam o grau de comprometimento das estruturas. 

O laudo técnico  é um relato do profissional, que avalia determinada edificação, trazendo com precisão as impressões e conclusões captadas. Na inspeção, é necessário observar a metodologia empregada, os dados levantados e o tratamento de cada elemento coletado e trazido ao laudo, predominando a objetividade. O levantamento dos dados deve constar todas as informações que permitem ao engenheiro elaborar seu parecer técnico. A qualidade do laudo deve assegurar:

 

  • Inclusão de um número adequado de fotografias de cada local analisado;
  • Execução de croquis de situação;
  • Descrição sumária de cada objeto em seus aspectos físicos, dimensões, áreas, utilidades, materiais construtivos etc;
  • Indicação e caracterização de eventuais danos e/ou eventos encontrados. 

O engenheiro responsável pela inspeção é de extrema importância para facilitar a vida dos futuros síndicos e  garantir a segurança do prédio, pois é capaz de classificar e quantificar a extensão de todos os danos observados. Infiltrações, por exemplo, podem causar sérios danos ao edifício: desplacamento de rebocos e revestimentos, corrosão das armaduras com expansão, dilatação interna dos componentes estruturais e perda de estabilidade da edificação, resultando em seu comprometimento. Nas inspeções de engenharia, é obrigatória a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) instituída pela Lei n° 6496/77. O laudo técnico é um  documentos de engenharia e envolve a responsabilidade técnica e civil dos profissionais. 

Existem subdivisões na engenharia diagnóstica: vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria.

Vistoria- É a constatação técnica de determinado fato, condição ou direito relativo a uma edificação. 

Inspeção- É a análise técnica de determinado fato, condição ou direito relativo a uma edificação com base em informações genéricas e interpretação baseada na experiência do engenheiro. 

Auditoria- É o atestamento técnico de conformidade, ou não, de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação, uma obra. 

Perícia-  É a apuração técnica da origem, causa e mecanismo de ação de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação ou obra. 

Consultoria- É o prognóstico e a prescrição técnica a respeito de um fato, condição ou direito relativo a obra, edificação ou manutenção 

 

ENGENHARIA DIAGNÓSTICA- são ações pró-ativas, através dos diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas, visando o aprimoramento da qualidade total ou a apuração de responsabilidade de manifestação patológicas, conforme o Instituto de Engenharia (2016).