Quais os laudos técnicos da engenharia?

Não sabe quais os laudos técnicos da engenharia? ATENÇÃO!! Explicamos os seis principais, que podem ser elaborados por engenheiros civis habilitados. Confira!!!


1. Laudo de Reforma
É necessário para execução de uma reforma casas, escritórios ou apartamentos. De acordo com a norma NBR 16280.2014, que discorre sobre as normas de segurança, este laudo deve ser elaborado por um engenheiro civil. O síndico do prédio deve ser informado, pois é ele quem autoriza a reforma. Com o laudo em mãos e assinado por um engenheiro, fica mais fácil conseguir a permissão.

2. Laudo de Inspeção Predial
A inspeção predial auxilia na elaboração ou revisão do plano de manutenção, contribuindo na gestão predial. Este laudo é a avaliação técnica do estado de conformidade da edificação, verificando a vida útil, a segurança e o estado de conservação da mesma. Assim, o proprietário se torna ciente dos problemas e das correções necessárias.

3. Laudo de recebimento do imóvel

Analisa as condições de entrega do imóvel. O engenheiro averigua durante a entrega as condições iniciais e procura por possíveis anormalidades, que possam comprometer a segurança ou conforto das pessoas. Tudo isso será documentado em um laudo e entregue ao cliente para que o mesmo decida as ações necessárias junto à empresa construtora/incorporadora.

4. Laudo de vistoria da vizinhança

Este laudo evita que os edifícios comerciais ou residenciais sejam danificados por obras executadas no seu entorno. Ele é produzido antes das etapas iniciais de uma obra e é precedido por uma inspeção e vistoria.

 

Foto: Arquivo pessoal - G1