Laudo de Vistoria: como funciona?

Os corretores precisam correr atrás de muitas informações. Comprar, vender ou locar um imóvel envolve várias burocracias.O laudo de vistoria do imóvel é um dos documentos necessários para indicar as condições da propriedade no momento da locação, sabia?

 

É neste laudo que todos os detalhes do imóvel são analisados, avaliando a situação do piso, das paredes, das portas, das janelas e até mesmo das torneiras. Os defeitos encontrados são listados para serem corrigidos e garantir a segurança de inquilinos e locatários. No momento que se entrega o imóvel, o inquilino não será responsável por nenhum problema que foi constatado na elaboração do laudo. O proprietário, por sua vez, poderá determinar quais danos devem ser reparados.

 

A confecção deste laudo é feita preferencialmente com a presença do inquilino e proprietário, que irão registrar a condição do imóvel incluindo fotos dos possíveis problemas. De modo geral, tenha atenção aos seguintes aspectos:

  • Portas e janelas: trincas em vidros, problemas em fechaduras e metais danificados.
  • Piso: existem cerâmicas ou peças trincadas? Como está a conservação?
  • Paredes e teto: estado geral da pintura, presença de mofo e umidade. 
  • Instalações elétricas: todos os interruptores estão funcionando? Qual a situação das tomadas? Há algum problema nas instalações elétricas?
  • Instalações hidráulicas: há algum vazamento de fácil identificação? Há válvulas com defeito?

 

No fim da vistoria presencial, um documento é elaborado com todas as observações registradas. São recolhidas as assinaturas do inquilino, proprietário, fiador e testemunhas. O locatário deve entregar o imóvel no estado em que recebeu. Nem todo defeito que aparecer será responsabilidade do inquilino. Conforme a legislação, o laudo de vistoria não é uma obrigação, mas é recomendável que sempre seja realizado.

 

Em situações de compra e venda de imóvel, há vistorias que devem ser feitas, mas com um objetivo diferente: assegurar que as promessas feitas no contrato sejam cumpridas. Logo, aconselha-se que o corretor leve o cliente ao imóvel antes da entrega das chaves.