Assentamento de Pisos Cerâmicos

O assentamento das placas cerâmicas deve ocorrer após cura da base ou do contra piso, o assentamento deve ocorrer no mínimo 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após a execução do contra piso.

Quando houver juntas de movimentação ou juntas estruturais nos pisos, estas devem ser respeitadas, em todas as camadas que constituem o revestimento, de forma a haver correspondia entre elas.

O piso de ambientes como quartos e salas, devem ser executados em nível ou com caimento máximo de 0.5%. O piso interno de ambientes molháveis como banheiros, cozinhas, lavanderias devem ter caimento de 0,5% em direção ao ralo. É recomendado que não exceda 1,5% de caimento.
Nos boxes dos banheiros o caimento deve estar entre 1,5% a 2.5% em direção ao ralo. O piso externo deve ser aplicado com caimento mínima de 1.5%.

Juntas de assentamento devem ser executadas no assentamento das placas cerâmicas, comumente chamadas de espaçamentos ou juntas, ela tem as seguintes funções: a) compensar a variação de bitola das placas cerâmicas. facilitando o alinhamento; oferecer acomodação a movimentações da base e das placas cerâmicas;

Juntas de Movimentação: Em interiores, sempre que a área do piso for igual ou maior que 32 m² ou sempre que uma das dimensões do revestimento for maior que 8 m devem ser executadas juntas de movimentação.

Em exteriores e em pisos interiores expostos diretamente a insolação e/ou umidade as juntas de movimentação devem ser executadas sempre que a área for igual ou maior que 20 m² ou sempre que uma das dimensões do revestimento for maior que 4m.
Onde há mudança de materiais que compõem a base, nas bases de grandes dimensões e sujeitas à flexão e nas partes onde ocorrem mementos fletores devem ser executadas juntas de movimentação.

No perímetro da área revestida e no encontro com colunas vigas, saliências ou com outros tipos da revestimentos, devem-se projetar e construir juntas de dessolidarização.

Juntas estruturais
Devem ser respeitadas em posição e largura, em toda a espessura do revestimento.
A camada de separação deve ser empregada sempre que a base estiver sujeita a deflexões próximas aos limites estabelecidos na NBR 6116, ou sempre que na previsão das juntas de movimentação for considerada a presença de camada de separação, ou, ainda, sempre que não forem obedecidos os períodos mínimos de cura da base.

Contra piso (ou piso morto)

contrapiso deve ser executado diretamente sobre a base ou sobre a camada impermeabilizada e apos um período de no mínima sete dias após a camada inferior.

A espessura do contrapiso deve estar compreendida entre 1,5cm e 2,5cm, deve ser executado com no mínimo sete dias antes o assentamento do revestimento cerâmico, visando diminuir o efeito da retração da argamassa sobre o piso cerâmico.